Jamaica. O gueto onde a polícia só entra à força /premium

Para a polícia, é um bairro difícil onde se escondem suspeitos de roubo e tráfico de droga. Mas quem lá vive sente-se num gueto, em constante luta contra o preconceito por causa da cor da pele.
Bloco de Esquerda

BE Almada: "Subserviência e cartilha" de Mortágua

790
Carlos Guedes, deputado do BE em Almada, queria abster-se no Orçamento do PS/PSD. Joana Mortágua queria votar contra. Eis o gatilho de uma guerra que culminou numa espécie de expulsão de braço no ar.
Tecnologia

Pai do hashtag: "Fui ao Twitter e disseram-me não" /premium

No início ouviu, pelo Twitter, que o hashtag era "uma ideia nerd" e que "não ia funcionar". Não desistiu e deu ao mundo a ferramenta que se tornou símbolo de uma #geração. Entrevista a Chris Messina.
PCP

O PCP não é um partido de protesto, mas do Estado /premium

684
Os partidos que há 44 anos monopolizam a representação política vivem do pão do Estado e não sabem ou querem viver de outro modo. Durarão enquanto houver contratos para genros e negócios de vereadores
Óscares

Óscares. "Roma" e "A Favorita" lideram nomeações

Foram revelados os candidatos aos Óscares, entregues a 24 de fevereiro. Os filmes de Alfonso Cuarón e Yorgos Lanthimos estão na frente. A Netflix conseguiu a primeira nomeação para "Melhor Filme".
Futebol

Em direto/ Gedson e Soares lançados no clássico (1-2, 60')

Benfica e FC Porto disputam um clássico em Braga que vale a presença na final da Taça da Liga. Os encarnados não têm Fejsa nem Jonas e Danilo continua em dúvida nos dragões. O jogo arranca às 19h45.
Desporto

Os vídeos dos (muitos) casos do clássico

Em atualização
Benfica queixou-se de falta sobre Gabriel no 0-1, FC Porto reclamou mão de Seferovic no 1-1 e intervalo chegou com um golo anulado aos encarnados que levanta muitas dúvidas. Os casos do clássico.
Violência

Violência e polícia: "Não há santos e demónios"

José Manuel Anes, fundador do Observatório de Segurança, diz que os confrontos dos últimos dias são inconsequentes e desaparecerão. Mas admite que falta formação à polícia para não reagir como reagiu
Educação

"Argumentos estranhos" afastaram líder do IAVE

Hélder de Sousa diz que a decisão do Governo é incoerente, mas recusa falar em interesses partidários. “Houve uma profunda mudança no paradigma da avaliação e isso foi pensado por esta equipa.”
Saúde

África do Sul. Laranjas com substâncias proibidas

2.967
Principal fornecedor de hortícolas de fora da União Europeia, a África do Sul exporta mais de 600 milhões de euros em citrinos, que estão nos supermercados nacionais. Estudo pede suspensão das vendas.
Clássicos

Escondeu colecção de 81 carros antes de morrer

196
Henri Adam nem queria acreditar quando descobriu uma colecção com mais de 80 carros, incluindo ‘grandes máquinas’, escondidos em celeiros ou sob ramos de árvores. Em estado deplorável, mas que rendeu.
Redes Sociais

Falha no WhatsApp afeta milhões de utilizadores

Utilizadores do WhatsApp partilharam ter tido problemas com a aplicação esta terça-feira. Os problemas começaram pelas 16h00 e impediram a troca de mensagens.
Vale e Azevedo

Prescreve um dos processos de Vale e Azevedo 

Atualizado 1.105
Tribunal declarou a prescrição dos crimes num caso em que o ex-presidente do Benfica era acusado do desvio de 1,2 milhões de euros relativo aos direitos televisivos do clube da Luz. Mas sobram outros.
Presidente Trump

Shutdown. Um mês à espera de um milagre /premium

O shutdown mais longo dos EUA, por causa do muro com o México, faz um mês esta terça-feira. Allison e Mary, funcionárias públicas, não sabem quando voltam a receber: "Somos peões num jogo político".
Entrevista

Bessa: "Diabo não veio, mas isto está por arames" /premium

9.743
Centeno não continuará no Governo, para não ser ele a gerir os problemas que a política atual está a criar. Em entrevista, Daniel Bessa diz que "num país equilibrado, Passos Coelho seria aproveitado".
Barcelona

Uber e Cabify vão deixar de operar em Barcelona

Táxis exigiam que clientes reservassem Uber com uma hora de antecedência. Plataformas de transporte vão deixar de operar em Barcelona após dia intenso de negociações com o governo regional.
Espanha

O texto viral sobre esforços para resgatar Julen

Um texto a elogiar os esforços das autoridades, de empresas e de particulares para resgatar Julen já tem quase 150 mil partilhas no Facebook.
Espanha

Tubos e obstáculos. O cenário do resgate de Julen

Em Málaga, tubos, escavadoras e operacionais fazem parte de um resgate marcado por atrasos. Nove dias depois de Julen ter caído num poço, surge outro constrangimento: o túnel construído tem um desvio.

opinião

Consumidores

Lamento, mas não suporto o verbo lamentar /premium

419
Não sei quem forma as pessoas dos call center, mas quem o faz devia começar por treinar os colaboradores a serem mais humanos e menos máquinas de repetição. Por questões de eficiência e saúde mental.
Política

Portugal é diferente… e não é para melhor /premium

Onde Portugal é diferente para pior é que a vida política está monopolizada pelo governo, ou por quem ocupa o Estado e pelas corporações que querem fazer parte deste, nomeadamente os sindicatos.
Democracia

O custo da não-participação

Manter a liberdade e/ou a democracia é mais difícil do que a conquistar. Fará diferença, para quem não participa, viver em democracia ou em ditadura?
Futebol

Os excessos antes de um novo Rio Ferdinand

Admite excessos, diz que teve sorte, mudou. Ainda como jogador e sobretudo como pessoa, depois de perder a mulher e mãe dos três filhos. O outro lado do ex-capitão do Manchester United.
Cristiano Ronaldo

Ronaldo declarou-se culpado de fraude fiscal

1.241
Nem uma hora demorou a audiência. O jogador português entrou pela porta principal no tribunal (e não pela garagem como queria) e assumiu a culpa de quatro crimes de fraude fiscal.
Open da Austrália

Histórico: Sousa nas meias do Open da Austrália

5.305
João Sousa tornou-se esta madrugada o primeiro jogador português de sempre a atingir as meias-finais do Open da Austrália em pares, após vencer com Leonardo Mayer a dupla Raven Klaasen-Michael Venus.
Vaidades

Será que Brad Pitt e Charlize Theron namoram?

128
Brad Pitt, de 55 anos, e Charlize Theron, de 43, poderão estar a namorar há pelo menos um mês. Plot twist? O casal terá sido apresentado por Sean Penn, ex-noivo da atriz.
Rui Rio

CGD. Rui Rio acusa esquerda de "hipocrisia"

217
Rui Rio acusa os partidos de esquerda de "hipocrisia" ao dizerem que "é preciso continuar a investigar" a gestão da CGD, recordando que foram eles quem decidiu encerrar a comissão de inquérito.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Faria de Oliveira nega créditos facilitados

585
O ex-administrador do banco diz que "nunca houve uma declaração de voto, mesmo da área de risco, em relação às decisões tomadas".
Caixa Geral de Depósitos

Governo não quis receber auditoria à Caixa

200
Ministério das Finanças diz que acionista Estado não recebeu auditoria a créditos por causa do sigilo bancário, mas deu indicações à gestão da Caixa para apurar responsabilidades.
Caixa Geral de Depósitos

Comentadora divulga auditoria à CGD recusada à AR

2.588
Auditoria à gestão passada da Caixa foi pedida por iniciativa do Parlamento. Caixa recusou enviar relatório, invocando segredo de justiça, mas ex-deputada Joana Amaral Dias revelou versão preliminar.
Comentário Político

"Quadratura do Círculo" vai passar para a TVI24

O histórico programa de comentário político, que é emitido esta semana na SIC Notícias pela última vez, vai mudar-se para a TVI24. Mantém-se o painel e o horário.
Ministro da Educação

Ministro defende propinas pagas por empresas 

O fim das propinas é defendido por dirigentes do PS, do BE, do PCP. No entanto, o ministro do Ensino Superior alerta para "a necessidade de alargar a penetração do ensino superior em Portugal".
Desaparecimentos

O que se sabe sobre o desaparecimento de Rosiney /premium

777
Rosiney desapareceu de Condeixa-a-Nova há dois meses, sem deixar rasto. A família suspeita que tenha caído numa rede de prostituição e aponta o dedo ao dono do restaurante onde a jovem trabalhava.
Semana da Moda de Paris

O melhor da semana de alta-costura de Paris

Vestidos de noiva ao estilo época balnear e até uma Asia Argento a desfilar com asas de anjo. Nas passerelles de Paris, via verde para os desfiles primavera-verão 2019 de alta-costura.
Moda

O misterioso quadro da loja Oscar de la Renta

170
Um impressionante achado durante as obras para a nova Oscar de La Renta na capital francesa. Atrás da parede de um edifício do século XIX escondia-se uma grande pintura a óleo saída do século XVII.
Genética

China confirma terceiro bebé com ADN alterado

O cientista chinês, que fez nascer os primeiros bebés com ADN modificado, tinha lançado rumor da segunda gravidez. O governo de Guangdong confirmou a sua existência desta gravidez.
Hackers

Hacker suspeito de espiar emails do Governo

210
A PJ suspeita que Rui Pinto, suspeito de ter acedido aos emails do clube, é também responsável por um ataque similar feito a vários ministérios já que o método e os servidores foram os mesmos.
Brexit

Plano B de May: cedências, insistências e omissões

A primeira-ministra britânica apresentou esta segunda-feira o seu plano B para o Brexit. Pediu ajuda ao parlamento, aboliu uma taxa e admite negociar o backstop. A oposição aponta: "Não mudou nada".
Brexit

Brexit. Corbyn propõe votação sobre novo referendo

É uma espécie de "plano B-sombra" do Labour. O partido não se compromete com um outro referendo, mas defende formalmente que seja debatida essa hipótese como alternativa ao plano de Theresa May.

lei de bases do serviço nacional de saúde

Saúde

Ministra diz que Lei de Bases pode ser melhorada

A ministra da Saúde, Marta Temido, a Lei de Bases da Saúde é passível de "muitas sensibilidades" mas a proteção dos cidadãos "exige intervenções que contemplem respostas para o futuro".
Serviço Nacional de Saúde

A falsa notícia da viragem à esquerda

O projeto apresentado pela Comissão Maria de Belém Roseira está em linha com ideário da Constituição e com a tradição republicana e socialista, adaptada às exigências do Século XXI.
Serviço Nacional de Saúde

O debate da Lei de Bases da Saúde

Não me parece que fosse essencial mudar a lei de bases em vigor. O diploma serviu para quase 40 anos de SNS, com êxitos reconhecidos que só não foram maiores porque o financiamento foi sempre escasso.
Serviço Nacional de Saúde

A Economia e a Política da Saúde /premium

107
A nova Lei de Bases da Saúde deve ter algum grau de generalidade para perdurar mesmo com diversas maiorias políticas, mas não pode ser tão genérica que seja inútil.
Livros

Isabel de Sena: "O meu pai gostava de ter voltado" /premium

242
Em Portugal para celebrar os 100 anos de nascimento do pai Jorge de Sena, Isabel fala da vida da família no exílio, da mãe Mécia e afasta a hipótese Panteão: "Os meus pais não podem ser separados".
Televisão

Vi o programa do RAP: não houve sinal de Marcelo /premium

1.389
Alberto Gonçalves tem dúvidas da relação do humor com a política, mas não tem dúvidas de Ricardo Araújo Pereira. Lançou-se ao novo "Gente Que Não Sabe Estar" teve pena que tenha durado só 21 minutos.
Séries

Os casos reais que inspiraram "True Detective"

Há assassinatos que demoraram décadas a serem resolvidos, crimes ligados ao oculto e outros que nunca se perceberam como aconteceram.
Novidades

Ikea quer os clientes a criar a próxima receita

Podiam ter pedido uma receita nova a um chef, mas isso seria demasiado óbvio. A empresa quer que seja um dos clientes a criar um novo prato.
Semana de Moda

Semana de alta-costura. Os tons terrosos continuam

São tons neutros que servem de base para a criação de um outfit. Seja em look integral ou em detalhes, os tons terrosos continuam em altas.
Nutrição

Eles querem acabar com os mitos da alimentação

A cheat meal não é boa ideia, deixar de comer hidratos a partir das 18 horas não faz sentido e os sumos detox são inúteis.

Auto

Vendas

E os 10 automóveis mais vendidos em 2018 foram…

Em 2018, o mercado mundial de ligeiros de passageiros manteve a tendência de crescimento, com uma subida de 0,2%, totalizando 95,6 milhões de novas matrículas. Domínio esmagador da Toyota no top 10.

observador premium

Observador

Tiago Dores é o novo colunista do Observador

Tiago Dores, co-criador do Gato Fedorento, escreve uma nova coluna de humor político, todas as quartas-feiras, no Observador. Perceba neste vídeo que ele não tem nada a ver com o papel (qual papel?).

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)