Leia aqui o Jornal Económico desta semana

Leia todas as edições do Jornal Económico, na plataforma JE Leitor. Aproveite as nossas ofertas para assinar o Jornal Económico. Apoie o jornalismo independente.

“As pessoas sentem que os robôs estão a cuidar delas, mas é o software”

A “Sanbot”e o “Manuel” são caçadores de talentos, hospedeiros e assistentes sociais.

Portugal entre os 25 melhores países para as mulheres viverem

O índice da Nestpick coloca Portugal na 25º posição entre 100 países, com 7.236 pontos.

Fisco fez mais de 300 mil penhoras a contribuintes com dívidas em 2018

Os dados do Ministério das Finanças mostram que a penhora de saldos de contas bancárias e de outros valores mobiliários foram as mais usadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira para cobrar os montantes de impostos em falta e cujo prazo de cobrança voluntária se esgotou.

228 mil dólares por ano: Stanford tem o MBA que garante o melhor ordenado

Um Master of Business Administration na escola de negócios da Califórnia permite sonhar com uns 228 mil dólares anuais. A principal rival de Stanford no ranking deste ano, a Harvard Business School, reportou uma remuneração média anual de 205,5 mil dólares para os portadores do seu MBA. O único programa ministrado em Portugal que figura na lista dos 100 melhores, The Lisbon MBA, poderá garantir mais de 100 mil euros/ano.

Assine o Jornal Económico em papel e digital, por 1,26 euros por semana

Junte-se ao número crescente de assinantes do JE e aproveite a nossa oferta exclusiva, até ao dia 30 de março, através do telefone (+351) 217 655 300 ou do email assinaturas@jornaleconomico.pt. Leia o JE onde e como quiser, em papel ou na Internet. Obrigado pela sua preferência!

Growth Forum ‘2019: todos os caminhos vão dar a Portugal

Desde 2007, o ano de 2018 foi o mais positivo no que respeita à captação de investimento directo estrangeiro. O mar e o diálogo com os povos, são os aliados estratégicos para fazer com que, este ano, seja ainda melhor.

Think Pink: motivação em destaque, no QSP Summit 2019

Daniel Pink, um dos pensadores mais influentes do mundo, vem a Portugal falar sobre motivação no trabalho.

Uma questão de atitude: diga olá ao renting

Na hora de aumentar a frota automóvel da sua empresa: pare, escute e olhe. Atenção, porque a melhor opção nem sempre é a mais óbvia.
Mais artigos

Mexia ganha seis mil euros por dia na EDP

Além de António Mexia, outros seis administradores da EDP ganham mais de um milhão de euros por ano.

Mais de 800 empresários e governantes discutem globalização em Cascais

O Horasis Global Metting vai juntar empresários, governantes e especialistas, em cascais, em abril, para discutir a globalização, reunindo mais de 800 personalidades mundiais de 70 países, segundo a organização. “Mais de 800 presidentes executivos e representantes de governos estarão reunidos para juntos inspirarem o futuro. Um futuro baseado no planeamento a longo prazo”, explicou […]

Bernie Sanders: o insistente que não desiste da Casa Branca

No primeiro comício em Nova Iorque, o aspirante a candidato presidencial do Partido Democrata adotou um discurso mais intimista, falando das suas origens familiares.

Igualdade de género: Administrações ainda são quase um ‘clube de cavalheiros’ no PSI20

Grande diferença na representação entre mulheres e homens nos conselhos de administração e nas comissões executivas das maiores empresas cotadas de Portugal tem vindo a diminuir nos últimos anos. Legislação contribuiupara alguns avanços,mas a paridade ainda está longe de ser regra quando se chega ao topo.

Preços das casas vão estabilizar em Lisboa e subir nas periferias

2018 foi um ano de recordes em quase todas as frentes do mercado imobiliário. A rede imobiliária Century 21 Portugal não fugiu à regra e terminou o ano com um aumento de 17% na faturação, superando os 41 milhões de euros, resultado do número de transações de venda que ultrapassou as 12.500 de casas representando […]

Costa alerta para posições que legitimam “discurso da extrema-direita”

O primeiro-ministro alertou em entrevista ao Público para o perigo de “alguns partidos” liberais, conservadores e sociais-democratas “mimetizarem” propostas nacionalistas.

Empresas preparam novas soluções de automação com software de robótica

A tecnologia de RPA – ‘Robotic Process Automation’ deve evoluir para um formato de ‘Intelligent Automation’ facilitando a deteção de falhas e anomalias em processos automatizados e ajudando o tratamento de dados não estruturados.

M&A: Imobiliário e energia vão compensar desaceleração da economia

Apesar dos sinais de desaceleração económica e de o ano passado ter colocado a fasquia elevada no mercado nacional de fusões e aquisições, Portugal continuará, ainda assim, a ser visto como um país moderno, seguro e atrativo para investir em 2019, segundo os especialistas contactados pelo Jornal Económico.

Brexit: o último fôlego dos ‘anti-Brexiters’

A petição pública que pede para que o Reino Unido permaneça na União Europeia há muito que ultrapassou os três milhões de assinaturas.

Apple apela a maior abertura da China em prol da economia mundial

As palavras de Tim Cook, proferidas no Fórum de Desenvolvimento da China, que decorre em Pequim, surgem depois de as receitas da tecnológica terem tombado 26% no mercado chinês.

Bernie Sanders: o insistente que não desiste da Casa Branca

No primeiro comício em Nova Iorque, o aspirante a candidato presidencial do Partido Democrata adotou um discurso mais intimista, falando das suas origens familiares.

Igualdade de género: Administrações ainda são quase um ‘clube de cavalheiros’ no PSI20

Grande diferença na representação entre mulheres e homens nos conselhos de administração e nas comissões executivas das maiores empresas cotadas de Portugal tem vindo a diminuir nos últimos anos. Legislação contribuiupara alguns avanços,mas a paridade ainda está longe de ser regra quando se chega ao topo.

Portugal deve triplicar vendas de carros ‘verdes’ em 2019

De 2017 para 2018,o mercado português de veículos elétricos mais do que duplicou. Para 2019, as marcas preveem que triplique. E dentro de três anosas vendas anuaisde carros ‘verdes’ deverão crescer cinco vezes. O que implicará um investimento acrescido em novos postos públicosde carregamentode baterias.

Mãe de quatro filhos, leitora compulsiva e “bem disposta”. Conheça a presidente do CFP

Nova presidente do Conselho Superior do Conselho das Finanças Públicas (CFP) falou ao Jornal Económico sobre os desafios à frente do organismo, como conciliou a carreira e a maternidade e os seus principais ‘hobbies’.

O que é a poupança?

Tão importante como definir a quantia a poupar é conhecer as regras para um investimento responsável. Uma informação errada ou insuficiente pode originar perdas significativas e riscos elevados.

Por que existem limites mínimos de 5 euros nos pagamentos com Multibanco?

Já se deve ter perguntado várias vezes porque é que a maior parte dos estabelecimentos comerciais não aceita pagamentos com multibanco abaixo de um limite mínimo de 5 euros. É fácil de explicar.

Luís Filipe Reis, administrador da Sonae: “É mais desafiante dar aulas hoje”

Médico, com MBA, o gestor e professor universitário diz que Portugal tem uma boa formação e os alunos vão preparados para o mercado de trabalho.

Greve Feminista: Contra a boçalidade, pela igualdade

A luta não está ganha, o mundo pára sem nós e as ruas, essas são de facto nossas. Amanhã, no próximo ano e nos restantes, até que a igualdade seja essa promessa de ontem nos dias de hoje.

O chumbo da moção de censura sob o prisma de um balanço da legislatura e arranque da campanha eleitoral

A liderança simbólica da oposição, o processo de reconfiguração da direita e do centro-direita, o equilibrismo dos bloquistas e dos comunistas, a carga “positiva” e a carga “negativa” da governação, a miragem da maioria absoluta, o problema da gestão de expectativas, a viragem de ciclo económico e a necessidade de criar uma nova narrativa.

A única moção de censura e as duas moções de rejeição que derrubaram governos

No dia em que é debatida e votada a moção de censura apresentada pelo CDS-PP, visando o Governo do PS, o Jornal Económico recorda as histórias de três moções (uma de censura e duas de rejeição) que fizeram cair governos liderados por Cavaco Silva, Nobre da Costa e Passos Coelho.

Há mais uma empresa de trotinetes a chegar a Lisboa. Autarquia chega a acordo com a Bird

As trotinetes Bird estão nas ruas de mais de cem cidades mundiais, oito delas na Europa. Agora, estão prestes a chegar à capital portuguesa.

Gosta de festivais e acha que até sabe vender bilhetes? Isso pode levá-lo aos bastidores

A startup britânica Verve lançou-se esta quinta-feira no mercado nacional e está trabalhar com festivais como o Lisb-On, o RFM Somnii ou o Festival Forte. Os fãs de música e concertos podem, assim, ser também vendedores e marketeers e, depois, ganhar vales de refeições e bebidas, t-shirts, entradas nos bastidores, entre outros.

Casafari pretende contratar mais 50 profissionais em Portugal

A plataforma online do mercado imobiliário quer reforçar a sua equipa no território nacional e está a recrutar, pelo menos, 50 profissionais para vários departamentos até ao final deste ano.

SNS gasta 2 milhões a enviar para o estrangeiro doentes que Santa Marta podia operar

Hospital de Santa Marta investe em formação para poder operar doentes com hipertensão pulmonar tromboembólica. No entanto, ainda não foi reconhecido como centro de referência, o que obriga o SNS a enviar doentes para o Reino Unido. O conteúdo SNS gasta 2 milhões a enviar para o estrangeiro doentes que Santa Marta podia operar aparece primeiro em Saúde Online.

Falha na eliminação da Hepatite C será vergonha nacional, afirmam especialistas

Se Portugal falhar o compromisso assumido em setembro de 2016, de cumprir o objetivo delineado pelas Nações Unidas, de reduzir a incidência do vírus da Hepatite C (VHC) em 90% e a mortalidade associada em 65% até 2030, será uma verdadeira “vergonha Nacional”. O conteúdo Falha na eliminação da Hepatite C será vergonha nacional, afirmam especialistas aparece primeiro em Saúde Online.

Ficaram por preencher, mais uma vez, dezenas de vagas para médicos de família

Tal como no último concurso, ficaram desertas dezenas de vagas nos centros de saúde. Alentejo e a região de Lisboa são as zonas mais carenciadas. O conteúdo Ficaram por preencher, mais uma vez, dezenas de vagas para médicos de família aparece primeiro em Saúde Online.

Ativistas defendem prevenção da tuberculose nos locais onde há focos da doença

O presidente do Grupo de Ativistas em Tratamentos considera prioritário haver um sistema de prevenção da tuberculose nos locais onde há focos da doença e aumentar os rastreios da tuberculose latente nas populações com maior risco. O conteúdo Ativistas defendem prevenção da tuberculose nos locais onde há focos da doença aparece primeiro em Saúde Online.

INEM recebeu certificação da OMS e fica apto a agir em catástrofes internacionais

O hospital de campanha do INEM recebeu a certificação da Organização Mundial de Saúde, passando a poder integrar missões humanitárias de resposta em acidentes graves ou catástrofes a nível internacional. O conteúdo INEM recebeu certificação da OMS e fica apto a agir em catástrofes internacionais aparece primeiro em Saúde Online.

Médicos foram “duplamente discriminados” pelo Ministério, acusa a FNAM

Sindicato contesta o despacho que possibilita a contratação de profissionais de saúde sem o aval das Finanças à exceção dos médicos. O conteúdo Médicos foram “duplamente discriminados” pelo Ministério, acusa a FNAM aparece primeiro em Saúde Online.

Sonae Sierra Brasil e Aliansce preparam eventual fusão

A Sonae Sierra Brasil S.A. tem “um memorando de entendimentos não vinculante” com a brasileira Aliansce que poderá levar a uma eventual fusão entre as empresas.

Preço de casa integrada em resorts aumenta 18%

O preço de venda das casas integradas em resorts aumentou 18% no 2º semestre de 2018 face a igual período do ano anterior, apurou a Confidencial Imobiliário.

Maia: pensar o futuro do território daqui a 100 anos

No ano em que a cidade da Maia comemora 500 anos do Foral Manuelino, oito ateliers e quatro críticos de arquitectura refletem sobre os grandes desafios das cidades do futuro.

Mercado continua ‘quentíssimo’

A reabilitação urbana vai continuar a dominar o mercado imobiliário. Ainda existem muitos imóveis para reabilitar e os investidores continuam interessados nestes ativos imobiliários.

Setúbal georreferencia árvores e espaços verdes

O concelho de Setúbal apresentou uma nova ferramenta digital que faz o inventário e a georreferenciação de árvores e espaços verdes em domínio público.

Preços vão estabilizar em Lisboa e subir nas periferias

Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal, revela que a oferta não corresponde à procura e as famílias e jovens portugueses não conseguem aceder a soluções de habitação.

PremiumMadeira Wine Company mergulha na ciência para aprimorar Vinho da Madeira

Desenvolvimento de estudos científicos permitiu dar um salto qualitativo em termos da produção do Vinho da Madeira, diz Francisco Albuquerque, diretor de vinhos da Madeira Wine Company.

PremiumJaponeses da Marubeni querem assumir 100% da AGS

Grupo nipónico quer comprar à INCJ os 50% que não detém na gestora de concessões de abastecimento de águas e de tratamento de águas residuais.

PremiumCredores ameaçam tomar controlo da Brisal

Credores exigem 326 milhões à Brisal e uma redução do ‘fee’ anual de 12 milhões que a Brisa recebe pela manutenção da A17. Estado terá de validar ‘step in’. Brisa rejeita estratégia dos fundos – que pretendem retorno de 269% – e quer acordo que garanta viabilidade económica da concessão.

PremiumOPA chinesa à EDP corre risco de ficar na mesa de Donald Trump

O comité de investimento estrangeiro dos EUA pode aprovar a compra dos ativos pela China Three Gorges. Mas em qualquer caso de dúvida é o presidente que decide em função da segurança nacional.

PremiumBloco de Esquerda. Há 20 anos a ganhar espaço entre os quatro “donos” da Assembleia

O Bloco de Esquerda é hoje um partido diferente daquele que nasceu em 1999. Menos contestatário e irreverente, mais coeso e um exemplo ímpar de afirmação à esquerda numa Europa “às direitas”.

PremiumNuno Vieira: “Falta concorrência e empreendedorismo na advocacia”

Nuno Vieira, fundador da Vieira Advogados, é o convidado desta semana do Falar Direito, o programa de advocacia da JE TV. A firma, criada em 2012, aposta na internacionalização e nas novas tecnologias.
Últimas

Miguel Frasquilho: “O que se passa no Conselho de Administração da TAP fica lá dentro”

O chairman da TAP não quis esclarecer se houve uma declaração de voto na aprovação das contas de 2018. A administradora Esmeralda Dourado contrapõe: “o que interessa é que as contas foram aprovadas por unanimidade”.

PremiumMadeira Wine Company mergulha na ciência para aprimorar Vinho da Madeira

Desenvolvimento de estudos científicos permitiu dar um salto qualitativo em termos da produção do Vinho da Madeira, diz Francisco Albuquerque, diretor de vinhos da Madeira Wine Company.

Já viu o ‘Jogo Económico’? Miguel Oliveira acelera Moto GP em Portugal já em 2022

Jorge Pessanha Viegas, presidente da Federação Internacional de Motociclismo, esteve em estúdio e avaliou oportunidade criada com a presença de Miguel Oliveira entre os melhores pilotos do mundo de Moto GP.

Theresa May tenta sobreviver ao caos que se instalou no seu próprio governo

A política britânica parece ter-se transformado numa sucessão de conspirações ou de teorias sobre elas, num quadro em que ninguém acredita que a primeira-ministra tenha condições para levar à Câmara dos Comuns um qualquer documento que possa ser aceite pela maioria.

Mais jovem português na FIBA responsável pelo marketing do Mundial da China este ano

Mundial de Basquetebol de 2019 vai realizar-se na China entre 31 de agosto a 15 de setembro. Edgar Gonçalves é o mais jovem português a trabalhar na FIBA e traça ao Jornal Económico quais os desafios de organizar esta competição na China.

Modelos económicos apontam para reeleição de Trump em 2020

Presidente dos EUA beneficia de uma conjugação de indicadores económicos muito favorável. Preços dos combustíveis e desemprego baixos podem chegar para compensar a falta de popularidade.
Ver mais artigos