O Jornal Económico num minuto

O Jornal Económico desta semana já está disponível nas bancas de todo o país e na plataforma JE Leitor, para os nossos assinantes digitais.

Renovar o cartão do cidadão online? Vai ser preciso pedir uma chave móvel digital ou ter um leitor de cartões

O Governo garante que a renovação do cartão do cidadão online vai arrancar a 20 de junho, mas é preciso ter em conta os requisitos para a atualização.

PremiumFundo dos lesados do BES processa Haitong e ex-administradores

Veículo criado para indemnizar lesados do Banco Espírito Santo exige 518 milhões a banco de investimento e cada um dos seis antigos gestores, entre os quais Ricardo Salgado, José Maria Ricciardi e Morais Pires. Ação deu entrada no tribunal a 7 de junho.

Combustíveis. Gasolina desce 0,5 cêntimos e gasóleo fica inalterado na próxima semana

A gasolina desce e o gasóleo fica inalterado nos postos de combustível nacionais na próxima semana, depois dos fortes recuos que tiveram lugar esta semana.

Segurança Social deixa de enviar alertas por email aos beneficiários de prestações sociais

A Segurança Social argumenta que o fim do envio dos emails deve-se à “simplificação dos processos de comunicação” e por razões de segurança.

PremiumFed aparece para resgatar as bolsas

Tinha acontecido em dezembro e voltou a suceder na semana passada. Perante um recuo de 7,5%, a Fed mudou o discurso e deu suporte.

É estudante universitário? Saiba como ler o JE gratuitamente

Se estuda ou trabalha num destes estabelecimentos de ensino superior, pode aceder gratuitamente a todos os conteúdos ‘premium’ do Jornal Económico em formato digital, incluindo a edição semanal, os exclusivos JE, os especiais e os suplementos reservados a assinantes. Conheça as vantagens da solução @office.

‘Jogo Económico’: Veja aqui o programa desta semana

Acompanhe o “Jogo Económico” em direto todas as sextas-feiras, às 20h00, no site e nas redes sociais do Jornal Económico. E reveja-o através da plataforma multimédia JE TV.

Casa segura, Verão tranquilo

Nas férias redobram os cuidados a ter com sua habitação, não só a detectar problemas como a intervir, no caso de existirem. A pensar nisso, a Securitas Direct criou um novo dispositivo de alarme que promete actuar de forma proactiva, imediata e remota. Curioso?

Parcerias de sucesso geram negócios de sucesso

Criada em 2011 e com apenas 15 funcionários, hoje a Retail Consult tem 300 funcionários no mundo inteiro. Sentir-se bem para produzir bem: a relação com a Newrent fez com que esta fosse a realidade desta empresa, sediada no Porto.

Portugal e África: o crescimento das energias renováveis

De 11 a 14 de Junho, o Centro de Congressos de Lisboa recebe a 21ª edição do África Energy Forum. Esta é uma plataforma que permitirá investir no sector energético deste continente.
Mais artigos

Facebook une-se à Uber, Visa e MasterCard para criar criptomoeda

Desta parceria fazem parte empresas como a Uber, PayPal, Visa e MasterCard, sendo que o propósito da união é fazer com que os utilizadores realizem transferências com a moeda virtual.

Praias da Serra da Arrábida condicionadas deste sábado até setembro

A medida foi aprovada pela Câmara Municipal de Setúbal e é aplicada pelo segundo ano consecutivo, no âmbito da Estratégia Municipal para a Mobilidade Acessível, Segura e Sustentável para Todos nas Zonas Balneares de Setúbal.

SIRESP: Altice vai continuar a ser fornecedora do sistema, Estado fica com rede satélite

A compra da empresa SIRESP não dá ao Estado o controlo total da rede de emergência nacional, a Altice e a Motorola continuarão fornecedores do sistema. A parceria público-privado continua até ao seu fim, em 2021.

PremiumHá mais 167 mil passes em Lisboa e Porto desde a redução de preços

“Há menos carros a circular nas maiores cidades e há mais pessoas a viajarem em transportes públicos”, diz o secretário de Estado da Mobilidade. “O sistema está menos poluente e mais sustetável”, admite José Mendes, em entrevista ao Jornal Económico.

Isenção automática de IMI chegou este ano a 1,17 milhões de pessoas

Em causa está um benefício que é atribuído de forma automática pela Autoridade Tributária e Aduaneira aos proprietários de imóveis de valor patrimonial inferior a 66.500 euros e com agregados familiares cujo rendimento bruto anual não exceda 2,3 indexantes de apoios sociais, ou seja, 15.295 euros (475 euros x 14 meses x 2,3 IAS).

“O que se passou esta semana foi demasiado grave”. Vítor Constâncio diz que vai processar o jornal Público

O antigo governador do Banco de Portugal fez a revelação num artigo de opinião publicado, este sábado, pelo jornal Expresso. “A minha complacência acabou. Processarei o jornal que iniciou e insistiu nas calúnias”, lê-se no texto.

Negociações para a construção do oleoduto para o aeroporto de Lisboa arrancam ainda este mês

A CLC propôs ao Governo a construção do oleoduto entre o centro de armazenagem de combustíveis em Aveiras de Cima e o Aeroporto Humberto Delgado, mas o Governo tinha dúvidas jurídicas. Recebido o parecer que clarificou o estatuto legal do novo pipeline, as negociações vão arrancar ainda este mês.

PremiumFreeport Outlet prevê crescimento de 25% na faturação este ano

Nuno Oliveira, responsável pelo espaço, revela que turistas comunitários e extracomunitários já representam 20% da faturação.

Altice realizou primeira transmissão televisiva em 5G com a RTP

“Os operadores de televisão serão uma das áreas que beneficiarão da implementação desta tecnologia, que garante maior eficácia associada a uma gestão mais eficiente de recursos”, concluiu Alexandre Fonseca.

Trotinetes Flash mudam de nome para Circ e inauguram circulação na Figueira da Foz

O investidor alemão que vive em Lisboa explicou que “Portugal teve um papel importante” no número de viagens atingidas, uma vez que é “o mercado onde a Circ está em maior número de cidades”.

Edmund Phelps: “Durmo melhor à noite por saber que é a Fed a decidir a taxa de juro”

Nobel da Economia de 2006 elogia o banco centralnorte-americano por não ceder a pressões do poder políticoe diz que nunca assistiu a tanta incerteza na Europa como atualmente.

Sexo, raiva e dor. The Guardian dá cinco estrelas à “Obediência e Desafio” de Paula Rego

O jornal britânico visitou a exposição ‘Paula Rego: Obediência e Desafio’, no museu Milton Keynes Gallery. A galeria abrange obras desde os anos 1960 até 2011, com mais de 80 trabalhos da artista.

Sardinha: Uma velha conhecida ainda chega a tempo dos Santos Populares

Desde meados de setembro de 2018 que os pescadores de Portugal e Espanha estão sem poder pescar sardinha, mas a interdição está quase a terminar. Os portugueses regressaram ao mar a partir de 3 de junho para apanharem um peixe emblemático, mas que tem perdido primazia no setor.

Bruno Lage. Um ex-interino que começou por conquistar os benfiquistas e depois o título

Tranquilo, ponderado e ‘low profile’, andou pelos escalões secundários e de formação do futebol português e esteve a trabalhar nos Emirados Árabes Unidos e em Inglaterra. Em janeiro, o treinador que se revelou um verdadeiro gestor de atletas era apenas uma solução de transição. Arriscou na juventude e ganhou: é agora campeão nacional.

Isenção automática de IMI chegou este ano a 1,17 milhões de pessoas

Em causa está um benefício que é atribuído de forma automática pela Autoridade Tributária e Aduaneira aos proprietários de imóveis de valor patrimonial inferior a 66.500 euros e com agregados familiares cujo rendimento bruto anual não exceda 2,3 indexantes de apoios sociais, ou seja, 15.295 euros (475 euros x 14 meses x 2,3 IAS).

Sabe o que é o atestado médico de incapacidade multiuso?

Informamos sobre este documento e sobre como requerê-lo.

Pensões provisórias chegam a mais pessoas a partir de amanhã

O diploma que alarga a mais pessoas as pensões provisórias de velhice, invalidez e sobrevivência foi publicado esta sexta-feira em Diário da República.

Deputados da Comissão para o Reforço da Transparência fazem balanço dos três anos de trabalhos

“Francamente positivo”, diz Pedro Delgado Alves (PS). “Deram-se importantes passos”, reconhece Álvaro Batista (PSD). “A transparência ficou pelo caminho”, critica Vânia Dias da Silva (CDS-PP). “Teremos um conjunto de medidas demagógicas e de mera cedência a populismos”, lamenta António Filipe (PCP).

Greve Feminista: Contra a boçalidade, pela igualdade

A luta não está ganha, o mundo pára sem nós e as ruas, essas são de facto nossas. Amanhã, no próximo ano e nos restantes, até que a igualdade seja essa promessa de ontem nos dias de hoje.

O chumbo da moção de censura sob o prisma de um balanço da legislatura e arranque da campanha eleitoral

A liderança simbólica da oposição, o processo de reconfiguração da direita e do centro-direita, o equilibrismo dos bloquistas e dos comunistas, a carga “positiva” e a carga “negativa” da governação, a miragem da maioria absoluta, o problema da gestão de expectativas, a viragem de ciclo económico e a necessidade de criar uma nova narrativa.

Fintechs com “misto de sensações” sobre acesso a contas bancárias

Os novos operadores da área financeira consideram que os bancos devem ir além das obrigações da diretiva dos pagamentos.

RGPD: Aplicação prática apenas nas grandes empresas?

Será muito mais benéfico para uma Google infringir o diploma europeu, pagar a coima e continuar com receitas bilionárias do que para uma startup, que se está lançar no mercado e se, por acaso, o violar o regulamento pode ir à falência.

PremiumFundação AIP diz que instalações para a Web Summit implicam custo de 90 milhões

Jorge Rocha de Matos defende a urgente negociação de uma solução provisória para o alargamento da FIL no Parque das Nações, de forma a responder às necessidades do Web Summit. Para o presidente da Fundação AIP, só será possível construir o projeto de expansão definitivo da FIL durante um período dilatado de 10 anos. Será um investimento, faseado, de 150 milhões de euros, incomportável se for concentrado em três anos.

Isenção automática de IMI chegou este ano a 1,17 milhões de pessoas

A isenção de Imposto Municipal sobre Imóveis atribuída a pessoas com rendimentos e património imobiliário de baixo valor chegou este ano a 1,17 milhões de contribuintes.

Repuxo de Paço d’Arcos vai ter um jacto de 60 metros !

Único na Europa e considerado “o maior do Oceano Atlântico”, o geiser tem uma altura de água bombeada que atinge agora os 60 metros de altura.

Portugal tem 375 praias com “Qualidade de Ouro”

O Galardão Qualidade de Ouro, criado e desenvolvido pela Quercus há já dez anos, foi atribuído este ano a 375 praias em todo o território nacional.

Lisboa vai ter 120 hectares de novos espaços verdes

Até 2021, a cidade de Lisboa vai contar com 120 hectares de novas áreas verdes, garante o vereador da Estrutura Verde e Energia da capital.

20 projectos portugueses na XI Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo

Vinte projectos portugueses foram seleccionados para a XI Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo, num total de 210 obras de 14 países.

Quinta do Monte na Foz do Douro recebe platina pela excelência da reabilitação

A reabilitação da Quinta do Monte - uma residência histórica com origens no século XVII -, pelo atelier com sede no Porto, Ventura + Partners, venceu o prémio Platina no Muse Design Awards.

PremiumFed aparece para resgatar as bolsas

Tinha acontecido em dezembro e voltou a suceder na semana passada. Perante um recuo de 7,5%, a Fed mudou o discurso e deu suporte.

PremiumFreeport Outlet prevê crescimento de 25% na faturação este ano

Nuno Oliveira, responsável pelo espaço, revela que turistas comunitários e extracomunitários já representam 20% da faturação.

PremiumFundação AIP diz que instalações para a Web Summit implicam custo de 90 milhões

Jorge Rocha de Matos defende a urgente negociação de uma solução provisória para o alargamento da FIL no Parque das Nações, de forma a responder às necessidades do Web Summit. Para o presidente da Fundação AIP, só será possível construir o projeto de expansão definitivo da FIL durante um período dilatado de 10 anos. Será um investimento, faseado, de 150 milhões de euros, incomportável se for concentrado em três anos.

PremiumIndústria de curtumes em guerra com Câmara de Alcanena

Resgate da concessão de uma ETAR pode colocar em risco fileira que gera mais de 300 milhões de euros, exporta 65% e emprega três mil pessoas.

PremiumFundo dos lesados do BES processa Haitong e ex-administradores

Veículo criado para indemnizar lesados do Banco Espírito Santo exige 518 milhões a banco de investimento e cada um dos seis antigos gestores, entre os quais Ricardo Salgado, José Maria Ricciardi e Morais Pires. Ação deu entrada no tribunal a 7 de junho.

PremiumBFF Banking Group é o principal credor do Serviço Nacional de Saúde

Responsável por sucursal portuguesa de multinacional que a oferece soluções financeiras a empresas fornecedoras do setor público explica como funciona “relação de proximidade” com essas entidades.
Últimas

Presidente do BCP defende fim do sigilo bancário nas comissões parlamentares de inquérito

Miguel Maya defende o fim do sigilo bancário nas comissões parlamentares de inquérito.

Catarina Martins quer que PS aprove “valorização salarial”

Catarina Martins salientou que “os salários em Portugal são baixos demais no setor público como no setor privado”, observando que o crescimento da economia “não é acompanhado por um crescimento proporcional dos salários”, o que provoca “desigualdades crescentes de rendimentos”.

José Avillez abriu no Dubai mas fechou três restaurantes em Lisboa

A Cantina Zé Avillez, um dos mais populares, junto ao Campo das Cebolas também encerrou as portas ao público. Abriu em 2018 e o objetivo era servir almoços rápidos para a população lisboeta.

Cinco instituições do interior têm mais alunos

A tutela fez um balanço ao corte de 5% das vagas em Lisboa e Porto, no ano passado, e rebate a crítica de que os privados ganharam com a medida. Reflecting on the 5% cut of the vacancies in Lisbon and Porto, it is argued that that the private sector is the one winning with this measure.

Euro começou a circular em 2002 mas a máfia italiana continua a usar a lira

A revelação da existência de uma moeda paralela usada pela Cosa Nostra foi feita num momento em que vários membros da Liga do Norte defendem a criação de uma espécie de mini bilhetes do Tesouro para pagar aos credores do Estado, com os críticos a recearem que provoque a criação de uma moeda paralela e à saída do país do euro.

António Costa diz que combate às desigualdades “não pode terminar”

“Nas alterações climáticas não basta termos a ambição de termos a neutralidade carbónica em 2050, isso implica mesmo que cada um de nós altere os seus hábitos de vida para darmos o nosso contributo para que possa ser diferente”, desafiou o primeiro-ministro.
Ver mais artigos